Sejam bem vindos ao Blog
Sandro Aparecido Romão.
RDR 2009/2010
Distrito 4770
XXI Codirc
Eventos de Rotaract pelo Distrito 4770
Conferência Distrital de Rotaract Club
Dias: 25, 26 e 27 de Junho de 2010
Local: Patrocínio/MG
Rotary 4770 informa:
O Distrito 4770 através de seu Governador do ano rotário 2009 -2010, e os Presidentes do Rotary Club de Frutal e Rotary Club Frutal Sul, têm a honra de convidar Vossa Senhoria e família, para participar da solenidade de transmissão de cargos e posse de seu Governador ano rotário 2010-2011 e Presidentes do rotário 2010 - 2011 dos Clubes acima, seguido de jantar festivo, dia 03 de julho de 2010, sábado, às 20:00 horas no Salão Nobre da Fundação Rotary Club de Frutal, situada à Av. Homero Alves da Silva nº 350 – Centro – Frutal, Minas Gerais.
Na oportunidade, serão também empossados as Presidentes das Casas da Amizade Rotary Club de Frutal e Frutal Sul, Rotaract Juca Azevedo, Interact Jesus Souza e Silva e Rotary Kids.
Traje: passeio completo
Adesão: RS 40,00 (bebidas inclusas).
Confirmar presença até 23/06/2010, com Srta. Amanda pelo Telefone 9685-4770 ou pelo endereço eletrônico atendimento@ultrasomfrutal.com.br
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
sábado, 12 de dezembro de 2009
Conhecendo a CONARC 2010 - Onde vai ser...
Por suas inúmeras facetas, o Rio de Janeiro é a capital do turismo brasileiro, além de ser considerado o povo mais cordial do mundo. A cidade fundada em 1565 possui 06 (seis) milhões de habitantes, com grande extensão litorânea e de área verde.
O Estado do Rio de Janeiro possui inúmeros pontos turísticos conhecidos internacionalmente, como por exemplo: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Estádio do Maracanã, Marquês de Sapucaí , Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Reserva Biológica Rebio do Tinguá.
Miguel Pereira
“Um lugar agradável para passear com clima de montanha considerado o terceiro melhor clima do mundo”.
Assim rapidamente define-se Miguel Pereira, uma cidade que encanta por suas belezas naturais, pela gastronomia e pela hospitalidade de seu povo.
Miguel Pereira localizada no Maciço da Serra do Couto, na Serra do Mar é para a população do Estado do Rio de Janeiro um refugio interiorano que consegue como poucas cidades conjugar harmoniosamente a prática de veraneio, turismo ecológico, e esportes radicais.
O terceiro melhor clima do mundo agrada a todos os gostos com verões relativamente quentes e úmidos alternados com secos e rigorosos invernos. Grande parte da cidade conserva ainda a vegetação original que aliada aos lagos, rios e montanhas traçam um belo relevo serrano admirado por turistas de todo o Brasil.
Hotel Fazenda Montanhês
O Hotel Fazenda Montanhês , localizado na Estrada Manoel Guilherme, nº 1050, Miguel Pereira – RJ, é o mais completo Hotel Fazenda da região serrana do Rio de Janeiro.
De fácil acesso e com programação intensa e diversificada, durante todo o ano, é uma excelente opção de lazer e descanso.
O Hotel oferece ótimas acomodações, decoradas com conforto e ambiente adequados às atividades propostas nesta CONARC, além de espaço para o lazer dos participantes, tudo aliados a simplicidade e bom gosto.
ACOMODAÇÕES:
O local disponibiliza:
- Quartos e Chalés equipados com frigobar, ventilador de teto e banheiros individuais;
- 1 (um) Salão de Eventos, com capacidade para até 700 (setecentas) pessoas, 6 (seis) Salas de Apoio, com capacidade para até 150 (cento e cinqüenta) pessoas;
- Restaurante, com capacidade para até 300 (trezentas) pessoas;
- 8 (oito) Piscinas, sendo 2 (duas) aquecidas;
- Sauna;
- Mini campo de golfe;
- Salão de jogos com sinuca;
- Bistrô e American Bar;
- Quadras de vôlei e futebol;
Conhecendo a CONARC 2010
Liderança com Responsabilidade – Sustentabilidade do Planeta: Qual o papel do Rotaract nesse movimento?
Apresentação:
Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Sendo assim, qualquer empreendimento humano, na atualidade, deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. A produção de conhecimento sobre SUSTENTABILIDADE é essencial para informar e qualificar as ações que pessoas, empresas, sociedade e Estado precisam empreender para que os objetivos sejam alcançados.
Sustentabilidade entendida aqui como a forma de interação entre a humanidade e a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
O século XXI esta sendo marcado pela crise financeira nas maiores economias do planeta expondo a instabilidade em todas as áreas da atividade humana. É preciso repensar as nossas atuações enquanto habitantes de um planeta em crise. Assim, o momento é oportuno para investir em iniciativas a fim de identificar e articular lideranças, pensamentos e atitudes pela promoção do desenvolvimento sustentável.
Com o objetivo de proporcionar diferentes formas de aprendizado, intercâmbio e troca de experiências, a programação será dividida em três eixos temáticos: Desenvolvimento social, Desenvolvimento ambiental e Responsabilidade empresarial.
Apostar na capacidade de liderança de cada clube de Rotaract em sua comunidade significa reconhecer que são indivíduos com a visão e a energia necessárias para catalisar as mudanças e as características de liderança necessárias para conduzi-las. Direcionar a discussão para dentro do movimento rotaractiano significa fazer que os jovens compreendam a complexidade do tema, sua transversalidade e conexões, podendo assim identificar oportunidades e criar soluções novas.
Eixos Temáticos:
1. Desenvolvimento Social
2. Desenvolvimento Ambiental
3. Responsabilidade Empresarial
Parceiros:
Roda Viva de Desenvolvimento Ambiental
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro – Campus Nilo Peçanha Pinheral
IPEDS – Instituto de Pesquisa e Educação para o Desenvolvimento Sustentável
SERVEC Ecologia
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Miguel Pereira/RJ
Roda Viva de Desenvolvimento Social
Instituto Pai – Escola de Cidadania
AFROREGGAE
Instituto Ary Carvalho – Grupo ODIA de Comunicação
Roda Viva de Responsabilidade Empresarial
Rebouças & Associados
Instituto ECOAÇÃO
Revista Filantropia e Gestão Social
Convidados Especiais
ECOPRESS – Agência de Notícias Ambientais
SOS Mata Atlântica
Justificativa:
Segue um artigo retirado da Revista Eletrônica Boletim do Tempo assinado por um professor titular de História Contemporânea do Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ. A reflexão nos leva a compreender a relevância do tema proposto para a 36ª CONARC.
“O alvorecer do século XXI: um tempo perdido
Ano 2035: conforme as previsões e o consenso científico de 2009, na Conferência de Copenhague sobre o Clima, a temperatura na Terra elevou-se um pouco mais de 4º. Naquela época, o início do século, a maioria dos governos não levaram à sério as advertências. As conseqüências, que não cessam de se avolumar, são tremendas e espalham-se por todo o planeta. Os prejuízos financeiros chegam, se é possível a casa dos dez trilhões de yunes chineses. Porções inteiras da Europa, após esforços imensos, sucumbiram sob as águas: Holanda, litoral alemão do Mar do Norte, costa polonesa…Há três anos, desde 2032, só restou de Veneza as torres de San Marco. A nossa cidade sofre. O muro de contenção estende-se do Leme ao Leblon, com a desaparição das praias oceânicas da cidade. Um imenso dique foi construído na boca da Baía da Guanabara, salvando da submersão o que resta dos municípios de Magé e de São Gonçalo.
As chuvas, acompanhadas de tufões tropicais, açoitam o litoral brasileiro, tornando as fazendas de criação de peixes ou as explorações off-shore impraticáveis. Marajó, e seu em torno com a cidade de Belém, desapareceu sob as águas. Uma imensa baía, salgada e estéril, estende-se do Tapajós ao Atlântico.Velhos e crianças sucumbem facilmente. Ora é o calor exagerado, a desidratação; ora, é a proliferação de fungos e ácaros – numa umidade de quase 100% constantes – que provocam pandemias e doenças respiratórias crônicas.
Alguns jornais ainda lembram do início do século XXI quando a maioria dos países industriais – em especial o Governo do Presidente Bush, hoje lembrado como pior da história – recusaram o Protocolo de Kyoto. Mesmo as grandes economias – China, índia e Brasil – recusaram-se a aderir ao Protocolo de Copenhague e continuaram no intenso processo de poluição e de lançamento de dejetos químicos e materiais indestrutíveis nos oceanos. A fauna marinha quase desapareceu. Primeiro o fitoplancton, depois o zooplâncton, ocasionando a morte dos recifes, e então toda a cadeia alimentar entrou em colapso. De qualquer forma, os oceanos morreriam… O degelo da Groenlândia e do Alaska lançaram imensidões de água doce aos oceanos, atingindo a termodinâmica das correntes marítimas. Londres gela sob um frio polar.A fome, em conseqüência de chuvas torrenciais nos trópicos e secas plurianuais nas zonas temperadas, devasta a África, o Sudeste asiático e a América Central. No Sahel não há qualquer forma de governo, e hordas de famintos vagam sobre os escombros do que foi o Chade, Mali, Níger. A coligação Turquia+Israel+Iraque monopolizaram toda a água do Oriente Médio.
Ontem, o último atol do Pacifico desapareceu sob as águas… “E as chuvas continuam.”
TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. O alvorecer do século XXI: um tempo perdido. Rio de Janeiro: Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, Nº24, Rio, 2009.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Dezembro: Mês da Família Rotária
Os jovens de nossa família estão nos Interact e Rotaract Clubs, nos seminários RYLA, nas Bolsas Educacionais e no Intercâmbio de Jovens. Assim como em qualquer família, eles são a esperança de um futuro promissor. Desejo que eles se tornem rotarianos no futuro, mas já basta saber que hoje o Rotary faz parte da vida deles.
Estou casado com minha esposa June por mais de 40 anos, quase a mesma quantidade de tempo que sou rotariano. As mulheres não podiam entrar no Rotary naquela época, entretanto, a June tem sido parte da família rotária desde o primeiro dia em que pus os pés no Rotary Club de Grangemouth. Meu trabalho no Rotary tem exigido muito de nós desde então, mas a verdade é que o que recebemos em troca vale muito mais do que o que demos.
Acredito que a associação a um Rotary Club pode e deve melhorar nossos lares. Conforme nos concentramos em atrair mais jovens qualificados a nossas fileiras, devemos nos lembrar que hoje em dia as pessoas estão mais e mais tendo que equilibrar trabalho e família. Assim, o Rotary deve somar à vida da pessoa, e não competir com suas outras responsabilidades. Se marcarmos reuniões rotárias que não coincidam com o trabalho das pessoas e convidar os familiares dos associados a nossas atividades sempre que possível, estaremos contribuindo para que todo núcleo familiar faça parte da grande família rotária.
Todo clube deve oferecer uma interação equilibrada entre família, trabalho e Rotary. Somente se trabalharmos juntos, como família, é que o Rotary irá crescer e ser ainda mais forte no futuro.
John Kenny
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
O Emblema Rotário
Naquela época, as reuniões se faziam “em rodízio” nos locais de trabalho dos sócios. Um sócio apresentou o desenho de uma roda de locomotiva, com o contrapeso e com as palavras “Rotary Club” inscritas no eixo de conexão.
Outro rotariano apresentou uma simples roda de carruagem. Justificaram a escolha porque a roda era bem conhecida; era básica e era a civilização da roda. Além disso, a roda gira, dando idéia de movimento.
Os primeiros rotarianos escolheram como seu emblema a roda de carruagem, elaborada por Montague M. Bear, um tipógrafo-gravador que poucas semanas antes havia se tornado sócio do Clube. Tamanho foi o entusiasmo incitado pelo desenho de “Monty” Bear, que os sócios mandaram imprimir um estoque de papel carta, suficiente para cinco anos, contendo a roda de carruagem em seu cabeçalho.
Mas antes mesmo de gastar uma pequena parte deste material, os sócios chegaram à conclusão de que o emblema era “muito simples, muito estático”. Concordando com essa avaliação, “Monty” acrescentou algumas nuvens ao desenho. Mas Tom Philips, fabricante de lanternas, comentou que “nem mesmo o Rotary poderia fazer levantar poeira na frente e de trás da roda, ao mesmo tempo”.
E assim, mais uma vez, o desenho foi modificado. “Monty” Bear acrescentou mais nuvens e adicionou uma fita com a inscrição “Rotary Club”, na frente da roda. Durante esse tempo, outros Rotary Clubs estavam sendo organizados em São Francisco, Oakland, Nova lorque e em outros centros metropolitanos dos EUA. Todos os novos Clubes adotaram a roda como emblema, mas acrescentaram traços característicos para identificar o Club com sua cidade.
O Rotary Club Buffalo, em Nova York, por exemplo, sobrepôs um búfalo ao centro da roda. O Rotary Club de Oakland, na Califórnia, sobrepôs a roda a um gigantesco carvalho. Em 1910, quando os 16 Rotary Clubs existentes se reuniram na cidade de Chicago e formaram a “Associação Nacional de Rotary Clubs”, havia tantos desenhos de emblemas quanto Clubs. Antes da Convenção de 1912, de Duluth, no Estado de Minnesota, a sede nacional convidou todos os Clubes a apresentarem o desenho de um emblema a ser usado por todos os Rotary Clubs, devendo ter a roda como elemento básico.
Naquela cidade de Duluth, foi adotada como emblema oficial uma roda de engrenagem, com as cores azul real e dourado. Mas mesmo esse desenho não durou mais de oito anos. Alguns engenheiros reclamaram que a roda era mecanicamente defeituosa e não podia realizar nenhum trabalho. Foi então nomeada uma comissão de dois rotarianos para fazer a devida correção, sendo eles Oscar B. Jorge, de Duluth e Charles Henry Mackintosh, de Chicago.
O desenho desses dois rotarianos, anunciado e adotado em 1920, foi usado desde então, com uma exceção. Eles haviam esquecido de induzir um rasgo de chaveta na roda, e sem chaveta, a engrenagem seria inútil, incapaz de transmitir força ao eixo ou ser por ele impulsionada. O rasgo de chaveta foi acrescentado em 1923, continuando um movimento que dura até hoje.
19 de Novembro - Dia da Bandeira
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira
Curiosidade: As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Em audiência com Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, delegação rotária agradece sanção da lei 18.360.
No dia 29 do mês de outubro passado, uma delegação rotária compareceu ao gabinete do Vice-Governador Antônio Augusto Junho Anastasia, para uma visita de cortesia e de agradecimento ao Governo do Estado, por motivo da sanção, em 27 de agosto, da Lei nº 18.360.
O novo diploma legal reconhece a importância social e a utilidade pública do Rotary Internacio-nal, através das atividades dos clubes que integram os cinco distritos rotários existentes em Minas Gerais (4520, 4560, 4580, 4760 e 4770), ficando beneficiadas também às respectivas Casas da Amizade, por suas atividades filantrópicas e ações sociais. Estiveram presentes o EGD Aluízio Alberto da Cruz Quintão, em nome do Gov. Itamar Duarte Ferreira (D.4520); GI Fabiano Antônio de Souza, em nome do Gov. Carlos Alberto D. Coelho (D.4560); Gov. José Antônio Cúgula Gudes (D. 4580); GA Carlos Mário de Moraes, em nome da Govª. Maria Inês Silveira Carlos (D. 4760), e GA Wander Junior de Carvalho, pelo Gov. Nelson M. de Oliveira (D.4770), formando uma representação de cerca de 280 clubes e 6.200 rotaria-nos.Estiveram também presentes o EDRI Hipólito Sérgio Ferreira, EGDs Roberto Ennio Villela La-mounier, Eduardo Krafetuski e Geraldo Eustáquio Alves e o GE José Luíz Scaglioni.
O encontro transcorreu como informal troca de idéias sobre o trabalho do Governo Estadual na área social e as atividades dos clubes e das casas da amizade junto às comunidades em todos os rincões mineiros. O Prof. Anastasia fez questão de referir-se à importância das a-ções rotárias, agora ainda mais reconhecida oficialmente por lei estadual, bem como salientou o propósito do Governo de manter-se aberto às parcerias com o Rotary em Minas Gerais.
UTILIDADE PÚBLICA
A nova lei de interesse rotário é originada de anteprojeto sugerido pelo Distrito 4520, na admi-nistração do ano rotário 2007/2008, que o Governador Aécio Neves e o Vice-Governador Anas-tasiaa acolheram e o transformaram em projeto de lei encaminhado à Assembléia Legislativa, que o aprovou no dia 12 de agosto deste ano.De acordo com o texto legal, para obterem a declaração individualizada e específica de sua utilidade pública, cada clube rotário e cada Casa da Amizade têm de sujeitar-se, mediante pro-cedimento próprio autônomo, às exigências da Lei n° 12.972, de 27/07/1998.Abaixo , na íntegra, o texto da nova lei:
LEI N. 18.360, DE 27 DE AGOSTO DE 2009.
“Reconhece o relevante interesse coletivo, a importância social das obras e a utilida-de pública das unidades do Rotary International localizadas no Estado.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, o Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:
Art.1º. - Ficam reconhecidos o relevante interesse coletivo, a importância social das obras e a utilidade pública das unidades do Rotary International localizadas no Estado.
§ 1º - A declaração de utilidade pública de cada unidade autônoma do Rotary International dotada de personalidade jurídica própria se fará por lei específica, na forma da Lei nº 12.972, de 27 de julho de 1998.
§2º - O reconhecimento de que trata o caput é extensivo às associações Casa da Amizade, dedicadas à assistência dos desvalidos e constituídas pelas esposas dos membros do Rotary International em Minas Gerais.
§3º - A declaração de utilidade pública das associações a que se refere o §2º deste artigo se fará na forma prevista no §1º.
Art. 2° -. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 27 de agosto de 2009; “221º da Inconfidência Mineira e 188º da Independência do Brasil.”
(Publicada no Diário Oficial de 28/08/2009)
AÉCIO NEVES
Danilo de Castro
Renata Maria Paes de Vilhena
Assessoria RC Brumado dos Pavões - C/ comp. Wander de Carvalho.
Fonte:http://www.rotarybrumado.org.br/corpo_noticia.php?id=491
Rotary e ONU comemoram parceria.
Primeira foto: John Kenny, presidente do RI, cumprimenta um rotariano durante o Dia Rotary/ONU em Nova York, em 7 de novembro. Segunda foto: Gavin Power, diretor adjunto do Pacto Global da ONU, anuncia um acordo com o Rotary International para juntos trabalharem em prol dos objetivos da ONU. Rotary Images
As palavras de Chavez abriram as comemorações do Dia Rotary/ONU na sede das Nações Unidas em Nova York, no dia 7 de novembro. Mais de 1.600 rotarianos, oficiais da ONU e participantes de programas de jovens do Rotary participaram de panéis de discussão sobre água, alfabetização, saúde e questões da juventude.
O Rotary, cujo envolvimento com a ONU data de 1945, tem o status consultivo mais elevado oferecido a organizações não governamentais pelo Conselho Econômico e Social, que supervisiona várias agências da ONU.
Este ano, o dia comemorativo incluiu o anúncio de um acordo entre o Pacto Global da ONU e o Rotary International, para junto trabalharem em prol das metas da ONU através de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. A iniciativa visa incentivar as redes ligadas ao Pacto Global e aos mais de 33.000 Rotary Clubs a conduzir programas e atividades em parceria.
"Os princípios que norteiam os Rotary Clubs, de Dar de Si Antes de Pensar em Si e A Prova Quádrupla, se aproximam dos ideais fundamentais da ONU e da missão do Pacto Global, que é formar uma economia global mais receptiva, igualitária e sustentável", disse Gavin Power, diretor adjunto do Pacto Global.
O Pacto Global da ONU, lançado em 2000, é uma inicitavia de política estratégica para empresas, com o intuito de alinhar suas operações e estratégias a 10 princípios internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Coesão nos panéis de discussão
Ao falar no painel de recursos hídricos, Nichola Alipui, diretor de programas do Unicef, elogiou os trabalhos contínuos do Rotary com a agência, a fim de melhorar a saúde de mulheres e crianças no mundo todo.
"É mais do que evidente que o comprometimento, entusiasmo e liderança do Rotary na campanha pela erradicação da pólio motivam a todos nós", comentou Alipui. "É um carimbo de boas práticas de parceria pública e privada no mundo inteiro."
Alipui disse que tem havido progresso nas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU, que visam combater a pobreza, fome, doenças e analfabetismo até 2015. Ele também acresentou que mais trabalho precisa ser feito nas áreas de saneamento e higiene.
"Saneamento adequado é a base para a melhoria da saúde e a redução da mortalidade infantil", afirmou Alipui. "No Rotary, vocês contam com a força de uma grande rede de pessoas capazes de proporcionar maior acesso do povo a serviços de melhor qualidade."
Durante um painel sobre alfabetização, Caryl M. Stern, presidente do Fundo Americano para o Unicef, indicou que o índice de analfabetismo entre adultos diminuiu de 25 para 20% no mundo todo. Ela disse que educar meninas aumenta suas possibilidades de poderem se sustentar futuramente e reduz as chances de que seus filhos morram antes de completarem 5 anos de idade.
"Alfabetização salva vidas", disse Stern. "A educação é a única ferramenta em nosso arsenal que pode realmente interromper o ciclo da pobreza."
Roger Hayward, ex-governador do Distrito 7070 (Ontário, Canadá) e coordenador de área para o Grupo de Apoio à Alfabetização, disse que a alfabetização é um dos tópicos prioritários dos projetos dos clubes.
Tom Grant, produtor do documentário indicado ao Oscar The Final Inch, falou ao painel de saúde. Ele contou que conversar com o Rotary sobre seus esforços de erradicar a pólio foi crucial para o sucesso do filme, que mostrou o trabalho de voluntários na imunização de crianças contra a doença na Índia.
Dr. Edward Hoekstra, especialista sênior de saúde da Divisão de Programas do Unicef, afirmou que as iniciativas do Rotary em erradicar a pólio são apenas um dos exemplos do que pode ser feito para melhorar as condições de saúde no mundo. senior health specialist in UNICEF's Program Division, said Rotary's effort to eradicate polio is just one example of its ability to affect world health.
"O Rotary é uma organização fantástica, fazendo parcerias com a ONU e o resto do mundo", expressou Hoekstra. "Vocês têm sido extraordinários."
O evento também contou com a presença da ex-interactiana Sohia Hameed e da rotaractiana Anne-Charlotte Perrim, que falaram de suas experiências como participantes de programas rotários para jovens.
Um painel sobre os programas para jovens foi conduzido separadamente durante a sessão matinal.
O presidente do RI John Kenny disse a todos que o Rotary e a ONU compartilham a mesma visão de paz mundial.
'"Da mesma forma que Rotary Clubs no mundo todo formam parcerias para suas atividades, podemos também trabalhar com as agências da ONU para obter apoio, formar nossos recursos e criar conscientização pública," acrescentou Kenny. "O Rotary International e todos os rotarianos podem apoiar e inspirar oficiais e voluntários da ONU."
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Mensagem do Presidente do Rotary Internacional - John Kenny
Não faltam pessoas no mundo capazes de imaginar um futuro melhor. Mas no Rotary, não nos limitamos a imaginar o futuro – nós o desejamos e nos empenhamos para criá-lo por meio dos Rotary Clubs e da Fundação Rotária.
Duas décadas atrás fizemos a promessa de eliminar a pólio, algo ambicioso porém realista. E agora, graças à nossa Fundação Rotária, estamos quase lá.
Novembro: Mês da Fundação Rotária
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Vamos Conhecer a Prova Quádrupla
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
É a VERDADE?
Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos. Sugere o rotariano de Chicago que a idealizou que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.
E que tal praticá-la em nosso Rotaract? A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito. É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
IGE 2010 para Argentina - Prorrogado o prazo das inscrições até dia 22-10
Prorrogado o prazo das inscrições até dia 22-10
Prezados Companheiros,
Em virtude da baixa procura para o IGE na Argentina, estamos prorrogando as inscrições para ARGENTINA até dia 22-10.
Solicitamos aos Governadores Assistentes, Presidentes de Clubes, Presidentes da Avenida de Serviços Internacionais e companheiros que divulguem em seus clubes e em suas comunidades no sentido de mobilizarmos profissionais para que se inscrevam ao IGE na Agentina.
Para facilitar nosso controle, nos envie as inscrições para os seguintes emails: elianammmoraes@uol.com.br ou elianamoraesufg@yahoo.com.br
Para quaisquer outros esclarecimentos, favor contatar Eliana Moraes (64) 9606-1269.
Eliana Moraes
Coordenadora Distrital do IGE 2009/2010
Fonte: http://www.rotary4770.org.br/?noticia/noticia,313
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Outubro: Mês dos Serviços Profissionais
Há muitas organizações de prestação de serviços no mundo, mas nenhuma tão antiga e bem-sucedida como o Rotary. Existem várias razões para isso e os Serviços Profissionais são uma delas. Este ano, peço de deem atenção especial a esta Avenida de Serviços, que é às vezes colocada em segundo plano no Rotary.
Padrões éticos nos negócios e na vida pessoal ainda são tão importantes hoje quanto em 1905. Muitos dos problemas enfrentados em todo o mundo atualmente resultam da falta de ética no setor empresarial.
Os Serviços Profissionais comprovam que no Rotary aplicamos os mais altos valores éticos na condução de nossos negócios ao mesmo tempo em que usamos nossas habilidades vocacionais para ajudar os necessitados. Esta noção é simples e parte integral do Rotary.
Muitas organizações estão abertas a todos os que desejam se afiliar. Este nunca foi o caso no Rotary. Os rotarianos buscam somente sócios qualificados, aqueles com o caráter, as habilidades e a determinação necessários para contribuir efetivamente em seus clubes.
Sempre acreditei que a base do Rotary é seu compromisso com a ética. A organização coloca o que é certo acima do que é conveniente e seu lema Dar de Si Antes de Pensar em Si a diferencia das outras entidades. É por isso que precisamos ter sempre em mente que cada um de nós representa a imagem pública do Rotary. O que um faz, seja bom ou indevido, se reflete em todos nós.
Muito do que realizamos até hoje foi possível graças à confiança outorgada pela sociedade ao Rotary e aos rotarianos. Esta credibilidade tem sido fundamental ao nosso sucesso na erradicação da pólio. Somos conhecidos em inúmeras comunidades como pessoas generosas e de boa vontade.
Se quisermos que o Rotary prospere, precisamos ter em mente os Serviços Profissionais. Devemos buscar pessoas dignas, capacitadas e resolutas, e e fazer o que é certo, mesmo quando não seja conveniente. E precisamos sempre nos deixar guiar pelo lema que nos incentiva a Dar de Si Antes de Pensar em Si.
John Kenny
Presidente, Rotary International
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Setembro "Mês das Novas Gerações"
Setembro oferece aos rotarianos uma grande oportunidade de reafirmarem seu compromisso com os jovens: é o Mês das Novas Gerações em RI.
É hora de dar ênfase especial no apoio aos jovens, através de treinamentos vocacionais, instrução, alfabetização, prevenção ao uso de drogas, como também incentivando os jovens em seus próprios projetos de serviços.
Não existe nada mais satisfatório no serviço rotário do que ver os Interact e Rotaract Clubs, os jovens participantes do programa RYLA (Prêmios Rotários para a Liderança Juvenil) e os estudantes dos Intercâmbios de Jovens do Rotary comprometidos nos projetos de serviços. Ver os jovens desenvolvendo suas habilidades de liderança e incorporando às suas famílias valores éticos e morais, é realmente recompensador. Os Rotary Clubs devem desempenhar um papel importante na ajuda ao crescimento destes grupos, pois o futuro do Rotary depende deles.
Fonte: http://rotary4760.org/site/LinkClick.aspx?fileticket=pBmzt5OtRSE%3d&tabid=94
sábado, 29 de agosto de 2009
AGUA POTÁVEL prioridade rotária
Rotary é uma organização de voluntários que se congregam em mais de 33.000 Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os clubes dão início a projetos humanitários para sanar necessidades que afligem o mundo, como fome, pobreza e analfabetismo.
Os sócios dos clubes são líderes de setores profissionais e empresariais, e somam um exército do bem de 1,2 milhão de homens e mulheres que doam tempo, talentos e dinheiro em prol de projetos locais e internacionais de ajuda a pessoas carentes. Esses projetos promovem a compreensão entre os povos.
O Rotary International é formado por Rotary Clubs unidos pela máxima Dar de Si Antes de Pensar em Si.
O programa que é o carro chefe do Rotary tem como objetivo erradicar a pólio e proteger para sempre as crianças do mundo contra essa terrível doença.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Projeto do Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações"
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Esclarecimentos sobre a Gripe A
Mais Informações: http://www.drauziovarella.com.br/index.asp
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Historico do Rotaract no mundo
O Rotaract se desenvolveu rapidamente em sua curta e dinâmica existência. No início dos anos sessenta, Rotary Clubs espalhados pelo mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários em projetos de prestação de serviços. Em 1968, após considerar a relevância internacional de tais atividades implementadas pelos clubes, o então presidente do RI, Luther H. Hodges e o conselho diretor estabeleceram o Rotaract como programa oficial do RI, fundando o Rotaract Club de North Charlotte, EUA, em 13 de março de 1968.
O programa cresceu e conta atualmente com 7.300 clubes em mais de 150 países. O quadro social é integrado internacionalmente por 145.000 pessoas de 18 a 30 anos de idade que trabalham em prol das comunidades, fortalecem relacionamentos pessoais e profissionais e colaboram para a compreensão mundial.
Objetivos
O Rotaract procura:
● Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional
● Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um
● Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a sociedade
● Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional
● Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo
● Propiciar oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional
Rotaract: parte da família rotária
O Rotary International é uma organização internacional de prestação de serviços que integra mais de 1,2 milhão de homens e mulheres, profissionais e líderes nas respectivas áreas de atuação, em cerca de 31.000 Rotary Clubs. Cada Rotaract Club é patrocinado pelo Rotary Club local. Esse patrocínio advém da convicção de que as novas gerações devem participar ativamente na vida comunitária eter a oportunidade de desenvolver- se profissionalmente.
A organização de um Rotaract Club é uma das atividades mais gratificantes para os Rotary Clubs.
O Rotaract oferece a rotarianos a oportunidade de orientar jovens na prestação de serviços local e internacionalmente. Em contrapartida, Rotaract Clubs revitalizam os Rotary Clubs com novas idéias de serviços, suporte aos projetos e potencial para formar futuros rotarianos.
Os Rotaract Clubs são auto-administrados e financeiramente independentes. Parceiros no servir ao lado de seus patrocinadores, rotaractianos são integrantes valiosos da família rotária.
As atribuições do Rotary Club patrocinador estão definidas nos artigos III, V e XIII dos Estatutos Prescritos para o Rotaract Club.
O que o Rotaract faz
Rotaract Clubs implementam atividades e projetos diversos, de acordo com os objetivos gerais dos sócios, nas áreas de crescimento profissional, formação de líderes e prestação de serviços. Tais atividades geram um programa equilibrado e promovem o crescimento pessoal dos rotaractianos.
Desenvolvimento profissional
As atividades desenvolvidas ampliam o entendimento acerca da profissionalização e oportunidades de trabalho na comunidade, valorizam o papel do rotaractiano no desenvolvimento socioeconômico local e exemplificam como as técnicas desenvolvidas por intermédio dos projetos de prestação de serviços podem ajudar a amenizar problemas surgidos no ambiente de trabalho.
Rotaract Clubs oferecem oportunidades para o desenvolvimento profissional realizando eventos que abordem:
● Fóruns vocacionais e profissionais
● Tecnologia
● Seminários de administração e marketing
● Conferências sobre ética na profissão e nos negócios
● Financiamento e opções de crédito para estabelecimento de empresas Rotarianos podem contribuir ao desenvolvimento profissional dos rotaractianos oferecendo conselhos práticos para o ingresso no mercado de trabalho e superação de possíveis desafios. Para que haja maior interação entre rotarianos e rotaractianos, tais atividades vocacionais podem ser feitas em conjunto com Rotary Clubs.
Formação de líderes
Atividades de desenvolvimento de liderança visam capacitar rotaractianos na criação e manutenção de clubes ativos por meio de projetos relevantes, influindo também no crescimento pessoal de cada um. Aspectos importantes na preparação de líderes:
● Técnicas de oratória
● Promoção do Rotaract a sócios em potencial
● Promoção de consenso entre os sócios do clube
● Delegação de tarefas e acompanhamento dos trabalhos
● Recursos para publicidade e divulgação de projetos
● Captação de recursos
● Avaliação de resultados
Prestação de serviços
As diretrizes para projetos estão descritas no artigo VII dos Estatutos Prescritos para o Rotaract Club.
Por que organizar um Rotaract Club
Os jovens de hoje serão os chefes de família, profissionais e líderes do amanhã. Com a ajuda de programas como o Rotaract, estes podem desenvolver aptidões importantes e tornar-se membros responsáveis e produtivos da sociedade.
Rotary Clubs devem pensar no futuro e preparar as novas gerações para os desafios do porvir. O Rotaract instila em seus integrantes valores que serão transmitidos pela posteridade.
Introdução ao Rotaract
Rotaract Club é um clube de serviços, baseado em um programa do Rotary Internacional. Um Rotaract Club, para funcionar plenamente, precisa estar apoiado em um Rotary Club patrocinador, que deverá lhe proporcionar condições de existência. O Rotaract Club é uma extensão de um Rotary Club. A palavra ROTARACT originou-se da fusão de ROTARY IN ACTIN, ou seja, Rotary em ação.
O primeiro Rotaract Club efetivamente constituído pelo Rotary Internacional foi o Rotaract Club da Carolina do Norte, EUA, fundado no dia 13 de março de 1.968.
Segundo dados do Rotary Internacional, até 20 de janeiro de 2001, havia aproximadamente 150.000 rotaractianos, espalhados em 6.812 clubes, por 146 países. O Brasil é o segundo maior país em número de Rotaract Clubs, com 617 clubes espalhados pelo território nacional inteiro. Foi o país onde o movimento mais cresceu nos últimos anos.
Quem são os rotaractianos
Rotaractianos são pessoas com idade entre dezoito e trinta anos, preferencialmente universitários ou jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais e associados a um Rotaract Club. Contudo, só isso não basta. O rotaractiano tem muitas responsabilidades que vão muito além das responsabilidades de um jovem comum. Ele tem um compromisso não só com o clube, mas com sua comunidade, que necessita de seu trabalho.
Por isso os critérios de seleção de sócios devem ser observados com muita atenção. O candidato à sócio deve preencher, antes de mais nada, os quesitos de caráter, responsabilidade e liderança. Caráter, porque o rotaractiano deve ser um exemplo para os demais jovens da sua comunidade; responsabilidade, porque haverá uma população inteira esperando que o rotaractiano tome uma atitude; liderança porque é natural esperar que o rotaractiano, tendo caráter e responsabilidade, seja um líder aceito e respeitado.
O que são as Comissões do Rotaract Club
As comissões são vitais para as atividades do clube. Sob aprovação do conselho diretor e de acordo com os Estatutos Prescritos para o Rotaract Club, o presidente do Rotaract Club indicará as seguintes comissões permanentes: Serviços Internos, Serviços à Comunidade, Serviços Internacionais, Desenvolvimento Profissional e Finanças. Outras comissões podem ser indicadas, se necessário.
As comissões devem reunir-se mensalmente para planejamento das atividades e manter o presidente do clube informado. Todas as atividades e despesas das comissões estão sujeitas à aprovação do conselho diretor do clube.
Serviços Internos
● Formula estratégias para atrair novos sócios e evitar baixas
● Redige a ata das reuniões
● Prepara e distribui o boletim do clube
● Planeja atividades de companheirismo para sócios
Serviços à Comunidade
● Estuda sugestões e planeja projetos de prestação de serviços
● Assume a liderança na organização e implementação de projetos
Serviços Internacionais
● Estuda sugestões e planeja projetos internacionais de prestação de serviços
● Assume a liderança na organização e implementação de projetos
● Promove atividades de compreensão internacional entre sócios e comunidade
Desenvolvimento Profissional
● Estuda sugestões, formula planos e procura por oportunidades para o desenvolvimento profissional dos sócios
● Assume a liderança na realização de programas e projetos nessa área
Finanças
● Recolhe taxas
● Planeja a captação de recursos para custear despesas administrativas e atividades de prestação de serviços.
O que é Rotary Club
O Rotary Club é um clube de serviços criado por Paul harris, em 1.905, na cidade de Chicago, estado de Ilinóis, EUA. Seu objetivo é implementar projetos nas comunidades em que se localizam, para torná-las lugares melhores para se viver e promover o desenvolvimento do companheirismo entre as pessoas. cada Rotary Club pode apoiar ("patrocinar") apenas um Rotaract Club.
O que é Distrito
Distrito é uma região delimitada pelo Rotary Internacional segundo critérios de número de Rotary Club. O número de rotarianos daquele espaço territorial. É identificado por uma série numérica de quatro números. A mesma denominação de distrito considerada para Rotary Clubs é aplicada para os Rotaract Clubs. Cada distrito rotário tem um líder que é chamado de Governador.
O que é RDR
Para coordenar as ações do Rotaract no distrito há um Representante Distrital de Rotaract, chamado de RDR. Para exercer suas funções, é recomendado que o RDR procure visitar o maior número possível de Rotaract Clubs - para prestar-lhes assistência - e de Rotary Clubs que não possuem Rotaract - para incentivá-los .
Periodicamente, o RDR deve incumbir um Rotaract Club do seu distrito a promover sob sua assistência, um Encontro Distrital para que os sócios dos diferentes Rotaract Clubs do distrito possam se encontrar e intercambiar informações e projetos. Nestes encontros, ocorre a Reunião de Presidentes e Secretários - REPRESE, no qual os presidentes e secretários informarão ao RDR sobre a situação de cada um de seus clubes e para que se situem sobre os direcionamentos do distrito pela programação do RDR.
O cargo de RDR é eletivo e a gestão é de um ano rotário. Para ser RDR o candidato deve ter sido presidente de um Rotaract Club do distrito e quem o elege são os presidentes dos clubes durante uma Represe.
O que é Rotary Internacional - RI
Rotary Internacional é uma instituição não-governamental mundial, com sede em Evanston, estado de Ilinóis, EUA, criada em 1.911. Seu objetivo é gerenciar a ação dos Rotarys Clubs e de seus programas pelo mundo inteiro, além de colaborar na manutenção da paz mundial e da compreensão entre os povos. Usualmente, é chamado pela sigla "RI". Possui um embaixador na ONU, como se fosse uma nação, com direito a palavra e voto.
O que é a OMIR-Brasil
O Rotary Internacional, por não considerar fronteiras políticas , estabeleceu que sua fronteira mais extensiva seriam os limites dos distritos. Porém, com o tempo, o RI percebeu que havia uma certa dificuldade de gerenciar todos os dados de Rotaract Club de todos os distritos sem o apoio de outros órgãos intermediários. Assim criou-se algumas instituições que são chamadas Organizações Multidistritais de Informações de Rotaract. Para cuidar de assuntos de interesses dos Rotaract Clubs do Brasil, há a Organização Multi-Distrital de Informações de Rotaract - Brasil, usualmente chamada de OMIR - Brasil. A OMIR-Brasil cuida de aproximadamente 30 distritos no Brasil que possuem Rotaract Clubs, zelando por seus interesses e auxiliando e facilitando contatos entre os clubes e entre os distritos.
Comissão Distrital de Rotaract Club - Distrito 4770 - Gestão 2009/2010.
Sandro Aparecido Romão (Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações")
Vice Representante Distrital:
Mario vitor de Paula Almeida (Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações")
Secretario Distrital:
Wilson Dornelas Ramos (Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações")
Tesoureiro Distrital:
Wesley Caixeta Vaz (Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações")
Protocolo Distrital:
Cesar Junior dos Reis (Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações")
Desenvolvimento do Quadro Social:
Flavia Nunes Caixeta dos Reis (Rotaract Club de Patrocínio "Novas Gerações")
Relações Publicas:
Mariana Ferreira de Souza (Rotaract Club de Rio Verde)
Comissão de Projetos:
Alan Jordão dos Santos (Rotaract Club de Alto Garças)
Daybyane Santana (Rotaract Club de Frutal)
Ricardo dos Santos Silva (Rotaract Club de Serra do Salitre)
Representante Distrital de Área - RDA:
Áreas II e IV: Leandro Menezes Felipe (Rotaract Club de Frutal)
Área V: Joao Antonio Siqueira Neto (Rotaract Club de Iraí de Minas)
Área VII e IX: Juliana Jordão dos Santos (Rotaract Club de Alto Garças)
Área X: Elisa Adriana da Silva (Rotaract Club de Perdizes)
Presidente da Subcomissão de Rotary para Rotaract:
João Batista da Silva (Rotary Club de Nova Ponte)
Representante Distrital do Interact:
Dandara Fernanda Heckler da Rosa (Interact Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT)
Casal Governador do Distrito 4770:
Nelson Marra de Oliveira e Elza Maria M. de Oliveira (Rotary Club de Ipameri-GO)
Presidente do Rotary Internacional:
John Kenny (Rotary Club de Grangemouth - Escócia)
Rotaract - Venha fazer parte conosco!!!
ADIRC em Alto Araguaia....
Almoço Caipira do Rotaract Club de Patrocínio
Conheça o ABC do Rotaractiano...
Arquivo Nacional: é um programa da OMIR-Brasil, que visa promover a divulgação dos projetos já realizados para os Clubs de todo o Brasil.
ASR: Associação de Senhoras de Rotarianos, é o mesmo que a Casa da Amizade, onde as esposas dos rotarianos se reúnem e criam eventos beneficentes.
Caixa Distrital: todos os Clubs mandam uma contribuição por cada sócio do Club, ou por outro motivo qualquer, que é utilizada para cobrir os gastos do distrito.
Carteirinha de sócio: é a carteira de identificação de um sócio, que leva o nome do associado, o Club, a assinatura do secretário e outros campos padronizados.
Casa da Amizade: é o mesmo que a ASR - Associação de Senhoras de Rotarianos.
CLARI: é a sigla para Conferência Latino-Americana de Rotaract e Interact Clubs.
Clube de Serviço: é um Clube que tem a função de promover eventos e projetos que beneficie a sociedade, principalmente os mais carentes.
Clube padrinho: é o Clube que deu incentivo, coordenou ajudou na fundação de outro Clube.
Clube patrocinador: é o Rotary Club que patrocina a fundação de um Rotaract Club. O Rotary patrocinador está sempre prestando auxílio às necessidades dos Rotaract Clubs.
Comissão: é um grupo de sócios que trabalham especificamente para um objetivo dentro do Club ou do distrito.
Companheiro: é o termo utilizado para dirigir-se a algum sócio do Club. Em todos os Clubs do mundo, os sócios se tratam como companheiros.
Companheiro Paul Harris: é uma pessoa que foi condecorada com um título Paul Harris.
CODIRC: é a sigla de Conferência Distrital de Rotaract Clubs.
CONARC: é a sigla de Conferência Nacional de Rotaract Clubs.
Conferência Distrital: reunião os sócios de todos os Clubs de alguns distritos, onde são conferidos os projetos e eventos realizados durante a gestão. Nas conferências distritais do Rotary, normalmente o último dia é dedicado aos jovens do Interact e Rotaract, quando acontecem palestras e eventos relacionados aos jovens.
Conselho Diretor: é o grupo de dirigentes de um Club, a maioria das decisões dos mesmos é tomada pelos mesmos.
Conselho Distrital: é o grupo de dirigentes que coordena um determinado distrito. Eles são eleitos por todos os Clubs e representarão o distrito perante o RI.
Dirigentes: é o grupo de pessoas que estão em determinados cargos dentro do Club e tem a função de dirigi-lo e coordená-lo da melhor forma possível.
Distintivo: é uma peça que serve para identificar o sócio ou um cargo dentro do Club ou do distrito. Ele é usado na lapela da camisa e reforça o companheirismo dos sócios.
Distrito: área geográfica que engloba cidades e Clubs, é uma divisão utilizada para melhor ser a atuação do RI sobre os Clubs. Cada distrito conta com um governador.
ENPARC: sigla para Encontro Paulista de Rotaract Clubs.
Estatutos: são diretrizes prescritas pelo RI para o Programa Rotaract.
Fundação Rotária: é um fundo de doações para o Rotary, com a finalidade de espalhar o bem em todo o mundo, através da caridade, da educação e de várias outras maneiras.
Governador: é a pessoa eleita para coordenar todas as ações e todo o desenvolvimento dos Clubs de um distrito. Eles prestam contas ao RI de tudo o que ocorre em seu distrito. Uma pessoa nunca perde o título de governador, isto é, uma vez governador, ele será sempre tratado como governador.
Interact Club: é um Clube de serviços para jovens de 14 a 18 anos que tem como o objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.
INTEROTA: sigla para Encontro Internacional de Rotaract Clubs.
Lema rotário: é o lema ou pensamento adotado todo ano por um presidente de RI.
OMIR-Brasil: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract. No Brasil, foi criada em 1991 para aumentar o intercambio de informações entre os Rotaract Clubs.
Official Directory: é um CD lançado anualmente que trazem informações sobre todos os Clubs do mundo.
Paul Harris: fundador do RI – Rotary International.
Pólio Plus: Programa da Fundação Rotária que tem como objetivo erradicar a Poliomielite do mundo. Foi implantado em 1985, com a esperança de concluir seus trabalhos no ano de 2005.
Presidente de RI: é o cargo máximo do Rotary International que coordena todos os programas em nível mundial. Ele preside o Conselho mundial de RI.
Quota: é a quantia paga todo mês ou todo bimestre no Club. Este dinheiro vai para o caixa do Club e serve para cobrir gastos e realizar eventos e projetos.
RDR: Representante Distrital de Rotaract, é autoridade máxima no Rotaract de um distrito. É ele quem coordena todas as ações do distrito durante o período de um ano rotário.
Recuperação: é o termo utilizado para uma pessoa compensar uma falta à reunião do Club. Essa recuperação pode ser adquirida na reunião de outro Club ou em evento relacionado ao Rotary, Rotaract ou Interact. Um sócio pode recuperar no máximo 70% da presença, pois deve ir no mínimo a 30% da reunião de seu cube e ter freqüência total de 60% no mês.
Regimento Interno: diretrizes definidas pelo Rotaract Club para que se possa melhor organizar e dirigir o Club. O Regimento deve ser autorizado pelo Club Patrocinador.
REPRESE: reunião de Presidente e Secretários, que ocorre mensalmente para resolver as questões burocráticas do distrito.
Rotakids: Clube de serviços que agrupa crianças de até 14 anos, no intuito de fazer o bem através de ações simples, porém significativas junto com seus Rotary Clubs patrocinadores.
Rotaract: é um clube de serviços para jovens de 18 a 30 anos que tem como objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.Rotary Club: clube de serviços para pessoas acima de 30 anos ou profissionais liberais. Tem o objetivo de promover o bem para a comunidade.
Rotary Internacional: Organização Internacional fundada em 1905 por Paul Harris. Seu objetivo é coordenador todos os Rotary Clubs do mundo.
RYLA: Rotary Youth Leadership Awards, programa de liderança para jovens, que é patrocinado por um Rotary Club.
Fonte: http://www.rotaract4610.org.br/?page_id=23